Ontem foi o dia!!

maio 02, 2014

 Ontem chegou finalmente o dia. O meu primeiro dia a envergar o traje da minha universidade. Não via a hora!
 Vou contar-vos toda a história para perceberem o porquê de ter estado tão ansiosa e com vontade de o usar. 
 Iniciei a universidade no ano lectivo 2011/2012, em Comunicação Social, fiz o primeiro semestre e não gostei assim tanto, prossegui para o 2º e aí achei que devia sair de lá, porque não era o que gostava, o que queria para mim. Entretanto, chegou o dia de trajar lá, mas eu não trajei, não comprei sequer o traje. Nesse dia fiquei em casa para não ver as minhas colegas trajadas, algo que eu sempre ambicionei. No entanto, como estava a pensar sair de lá, achei que não fazia sentido comprar o traje e trajar.
 Antes do 1º ano acabar, desisti, cancelei a matrícula e vim para casa, sem nada. 
 No ano lectivo seguinte 2012/2013 voltei a candidatar-me e entrei no que queria, mas não no sítio que queria. Só fui fazer a matrícula a Beja na 3ª fase, e com vontade zero.  Entretanto surgiram uns problemas na minha vida, e apenas tive 2 meses em Beja, mais uma vez sem trajar, claro está. Fiquei mais um ano lectivo sem fazer nada, sem arranjar trabalho, e sem saber o que fazer.
 Mas a minha vida mudou, eu mudei, eu cresci, e nunca cheguei a congelar ou cancelar a matrícula em Beja. Fez-se luz na minha cabeça e este ano lectivo 2013/2014 decidi começar tudo de novo, comecei no dia 24 de Setembro de 2013 uma nova etapa da minha vida que desta vez é para acabar. Fui praxada (pela segunda vez), baptizada, escolhi padrinhos. Fiz tudo a que tinha direito. Passei a tudo no primeiro semestre e vou pelo mesmo caminho agora no 2º. Vou de Erasmus no 1º semestre do 2º ano, e estou mais que entusiasmada.
 Juntei dinheiro no Natal, e em Fevereiro quando voltei de férias fui comprar o traje com a "minha" Andreia e o meu Padrinho Bernardo. Foi um dia especial.
 Era suposto trajarmos no primeiro dia da Ovibeja, que foi no dia 30 de Abril, na Quarta-feira passada, mas como na minha escola ninguém se entende, não trajámos.
 Eu, como tenho duas matrículas naquela instituição já podia trajar desde o dia em que fui baptizada, mas como gosto de respeitar as tradições não o fiz. 
 Ontem, foi o traçar da capa e a monumental serenata de abertura da Semana Académica do Algarve, e eu pensei, haverá melhor dia para trajar pela primeira vez? Uma das minhas madrinhas, a Andreia, estudou cá e tem o traje de cá, incentivou-me a fazê-lo e assim foi.
 Trajei (capa negra) pela primeira vez na cidade onde nasci e com todos os meus amigos à volta. Foi uma noite que nunca mais hei-de esquecer. É verdade que não esperei para trajar com as minhas colegas, mas também é verdade que para mim assim teve muito mais significado. Com os meus, os que gostam de mim e os que realmente se importam. A minha madrinha fez-me chorar enquanto baptizava o meu capote, e ficou tudo registado em fotografias.
 Recebi imensos elogios ao traje. Que era muito mais giro que o do Algarve. Não concordo, acho que cada traje tem o seu significado. E eu tenho muito orgulho de vestir o traje da Escola Superior de Educação de Beja.
 Agora é esperar para o vestir de novo. Se tudo correr bem, será dia 20 de Maio no primeiro dia da Semana Académica de Beja e depois dia 24 de Maio na Benção da minha madrinha Andreia.
 Resumo da noite: Estive nervosa antes e continuei depois, emocionei-me, encontrei amigos que não via desde o secundário, matei saudades, elogiei, e pus o primeiro pin na lapela da minha Dora. 
 Arrepiei-me a ouvir a serenata!! <3



7 comentários :

  1. Olá Cristiana, fico feliz que depois de tudo o que se passou tenhas conseguido seguir aquilo que o tempo te ensinou a ser o melhor para ti, às vezes mudar e ter um monte de pedrinhas pelo caminho não significa desistir significa sim seguir em frente, ser forte, batalhar....
    Não sei se te lembras do que te disse na altura em que pensavas desistir, mas sinto que afinal tal e qual como eu, conseguiste encontrar um local onde te sentisses bem, com pessoas que te façam sentir bem e que agora é aproveitares TUDO o que advém destas mudanças todas...

    Parabéns e fico muito muito feliz por te ver envergar o Traje da cidade, da faculdade que te soube acolher melhor que ninguém. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claúdia, obrigada! Desde essa altura que estás do meu lado. Quando todos estavam contra mim, tu estiveste comigo, entendeste-me. Agradeço-te imenso por isso. E sabes, tenho saudades tuas!!
      Mais uma vez obrigada!!

      Eliminar
  2. Estou a ver que andaste aí um bocado perdida, mas encontraste o teu caminho e isso é o mais importante, que estejas a tirar um curso que gostes independentemente de tudo, porque se fores realmente boa no que fazes tens uma maior probabilidade de ter sorte no futuro, e só consegues ser realmente boa se gostares! Vê a parte boa disto: Se tivesses ido logo para o curso onde estás agora, talvez não tivesses este blog :b Desejo-te mesmo a maior felicidade do mundo e muita sorte no teu curso, espero que continues a tirar fotografias como estas, onde se vê que estás realmente feliz, pois é bom sinal. Beijinhos Cristiana.

    ResponderEliminar
  3. Que linda! Que orgulho ♥
    Gosto de ti!

    ResponderEliminar
  4. Tão gira querida, Parabéns! Também trajei pela primeira vez este ano! :)

    ResponderEliminar
  5. Andas feita barata tonta mas nunca desististe do que realmente querias e sempre lutaste por isso. Dou-te os meus parabéns pela lutadora que foste (e que deves continuar a ser) e pela tua conquista em trajares pela primeira vez :) Desejo que tudo te corra pelo melhor durante os próximos anos de faculdade. Um beijinho* Visita: www.naturecolourviolet.blogspot.pt

    ResponderEliminar