E é isto #61

agosto 06, 2014


 Andava para ver este filme desde que saiu no cinema. Fui adiando, adiando, e acabou por sair das salas de cinema. Não me apetecia pagar 19,99€ por ele. E esta semana quando o vi a 7,90€, veio comigo.
 Já tinha ouvido centenas de críticas, e estava mesmo curiosa.
 Vi-o sozinha no quarto e achei-o hilariante. Tenho vários familiares fora do país (nenhum em França), e revi muitas das situações.
 Acho que deve ser dificílimo viver longe dos nossos. Mas acaba por chegar a um ponto que já não queremos voltar, porque temos toda a nossa vida nesse país que passou a ser nosso também.
 Gostei muito de ouvir o filme em Francês, é uma língua que acho particularmente bonita. E ouvir a voz da nossa Amália Rodrigues emocionou-me. 
 Recomendo sem dúvida alguma! 

 "Num dos melhores bairros de Paris, Maria e José Ribeiro vivem há cerca de 30 anos na casa da porteira no rés do chão de um prédio da segunda metade do século XIX. 
 Este casal de imigrantes portugueses é querido por todos no bairro: Maria uma excelente porteira e José um trabalhador da construção civil fora de série. Com o passar do tempo, este casal tornou-se indispensável no dia a dia dos que com ele convivem. São tão apreciados e estão tão bem integrados que, no dia em que surge a possibilidade de concretizarem o sonho das suas vidas, regressar a Portugal em excelentes condições, ninguém quer deixar partir os Ribeiro, tão dedicados e tão discretos. 
 Até onde serão capazes de ir a sua família, os seus vizinhos e os patrões para não os deixarem partir? Mas estarão, a Maria e o José, verdadeiramente com vontade de deixar França e de abandonar a sua preciosa gaiola dourada?"

4 comentários :

  1. Também já vi este filme (sinceramente já o vi três ou quatro vezes) e gostei imenso de toda a história que retrata :)

    Adoro o teu blog, se quiseres dar um pulinho ao meu:
    pipocas-chocolate.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Também tenho andado a adiar ver este filme. Talvez estas férias finalmente o veja :)
    Parece mesmo muito bom e engraçado.

    Vanessa S.
    De Saltos por Lisboa,
    desaltosporlisboa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. não achei nada de especial o filme, eu não gostei.

    ResponderEliminar
  4. Eu adorei o filme. É um relato dos emigrantes de antigamente.
    Hoje emigramos com canudos na mão.
    Nem sabes o quanto este filme foi importante para mim e a minha família!

    Joana, (My Pretty Mess ♥)

    ResponderEliminar