O leite

fevereiro 28, 2016

 Bebo leite desde que nasci. Sempre me disseram que o leite fazia bem. Que era bom beber leite. Foi algo que sempre fiz com naturalidade. E nunca notei que me fizesse bem ou mal. 

 Há cerca de 2 meses comecei a notar diferenças no meu corpo. Fazia a minha vidinha normal, bebia leite ao pequeno-almoço, ao lanche e muitas vezes antes de me ir deitar, e ao longo do dia ia ficando inchada. Mas muito inchada. Ficava com uma barriga que mais parecia que estava grávida de uns 3/4 meses. 
 Mas nunca pensei que fosse devido ao leite. E continuei a beber sempre de forma igual. Até que comecei a ficar ainda mais inchada. E a sentir-me mal disposta.
 Por vezes até o facto de estar de calças de ganga me fazia mal e sentia-me apertada.

  Na Segunda-feira passada fui jantar com a Bárbara e comentei isto com ela. Ela disse-me logo com imensa certeza que eu deveria ser intolerante à lactose. E que seria o leite que me fazia pior. Eu não acreditei nela e ela sugeriu-me que fizesse a experiência de estar 1 semana sem beber leite. Disse que ia experimentar. 
 E comecei no dia seguinte... Nem queria acreditar. Estive apenas um dia sem beber leite e no final do dia estava lisa. Nada de inchaço, nada de dores de barriga. 

 Não tenho a certeza se serei mesmo intolerante, terei de ir ao médico para confirmar, mas garanto-vos que bastou um dia para ver que era o leite que me fazia ficar naquele estado. 
 Agora resta-me experimentar leites alternativos como o de Soja, que já bebi em tempos e gostava, de arroz, de amêndoa.
 Vai ser fácil não ter de beber o leite convencional como sempre o conhecemos. 

 Já passaram por esta situação? Como a resolveram? Contem-me!! 

9 comentários :

  1. Olá! Passei pelo mesmo e já há muitos anos que não bebo leite. O que aconteceu foi que comecei a ter problemas (dores de estomago, dilatação abdominal,....) há cerca de 3 anos também com os derivados... Fiz os testes e tenho de facto intolerância. Para mim o mais difícil de não comer é o queijo... Tenho sempre comigo comprimidos de lactase caso coma alguma coisa fora de casa que tenha lactose e não possa evitar e ajuda. Não bebo leite, e uso o leite sem lactose (várias marcas já têm, apesar de ser um pouco mais caro) para fazer sobremesas, por exemplo. Também sugiro não consumir só os produtos de soja e alternar com estes sem lactose, porque particularmente para as mulheres, a soja poderá não ser também absolutamente fantástica. O queijo flamengo é completamente apto para intolerantes e o mozzarella também não costuma fazer muitos estragos. É irmos aprendendo a viver com isto e adaptando a alimentação, porque de facto faz muita diferença nos sintomas. Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Acho que bebias leite a mais! Ser verdadeiramente intolerante a lactose implica ser intolerante também aos derivados do leite (queijo, Iogurtes, gelados, etc), portanto tens de ver se também sentes isso quando comes os derivados. Se eu fosse a ti experimentava só beber um copo por dia ou então mudava para leites sem lactose (ler rótulos!). Eu pessoalmente não bebo leite, só consumo derivados e é no lanche do intervalo da manhã.

    ResponderEliminar
  3. Eu nunca fui amante de leite, mas bebia sempre ao pequeno-almoço uma chávena de leite com café. Contudo, comecei a verificar que passado um tempo, provavelmente quando começava a fazer a digestão, ficava com dores no estômago e ia a correr para o wc. Parei de beber leite, apesar de ainda ter experimentado sem lactose, mas passado uns dias a beber, voltava ao mesmo. Agora também vou fazer as análises para ver se é alguma intolerância.

    ResponderEliminar
  4. Isso começou-me a acontecer recentemente com a carne. Não sei se haverá algum tipo de intolerância à carne mas a verdade é que, de há uns tempos para cá, quando como carne sinto-me super pesada, inchada e mal disposta. Desde que deixei de ingeri-la sinto-me muito melhor.

    Marta Rodrigues, Majestic

    ResponderEliminar
  5. Eu deixei de beber leite em Junho passado. Só bebia uma caneca de café com leite de manhã (coisa pouca), mas como tenho uma doença crónica que reage mal aos açúcares, resolvi cortar na lactose, mais propriamente no leite, porque como iogurtes e queijos poucas vezes, mesmo assim a lactose deles não é tão "agressiva" para mim.
    Leite sem lactose, é um desperdício de dinheiro para mim. Bebo pouco e estraga-se supeeer depressa depois de aberto, não dura mais de 2/3 dias (provavelmente depende da marca, mas já experimentei Mimosa e é a mesma coisa). O de soja é a mesma coisa, não me rende.
    Já testei os de arroz, com coco, com aveia, até só o de aveia, mas o único que bebo, que dura uma semana sem se estragar e que é delicioso é o de Amêndoa da Alpro. Só lamento os preços, mas tem de ser.

    nuages dans mon café

    ResponderEliminar
  6. Que bom que consegui ajudar babe! O que é importante é que, agora, possas fazer exames que comprovem as tuas intolerâncias e que consigas ter uma alimentação onde excluas o que te faz mal. Queremos-te sempre saudável <3 Ly

    ResponderEliminar
  7. Eu sinto exatamente a mesma coisa! Fico enjoada e super inchada. Basta não beber leite e o problema está resolvido! Mas, sinceramente, não me faz muita diferença, porque não sou fã, de todo.

    Mónica Rodrigues dos Santos
    http://cupcakewomen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. A mim, aconteceu à cerca de 2 anos. Comecei com diarreia, e cólicas abdominais. pensei que fosse de um medicamento que tinha começado a tomar e que poderia causar alterações intestinais. Mas parei com o remedio, e continuava com cólicas. até que me apercebi que seria do leite. também fiz a experiencia, de deixar de beber e comer leite e derivados e melhorei.
    Agora, bebo leite sem lactose (as marcas do LIDL e do ALDI, são os melhores e os mais baratos, na minha opinião, pois são os mais parecidos a nivel de sabor com o leite normal).
    agora, faço os meus iogurtes, em casa, embora se comer os gregos, se for, no máximo, 3 por semana, não me faz diferença.
    o queijo que me faz diferença é o queijo fresco, pelo que tb comecei a fazer em casa, quando tenho muita vontade de comer.
    é necessário ter atenção, pois deixei de poder comer fora de casa certos pratos e sobremesas que adoro (lasagna por causa do Molho Bechamel, pudim caseiro, e pão de deus e de leite).
    Para mim o pior são os gelados... vi à venda um gelado de dom rodrigo à cerca de 4 anos e até hoje ainda penso nele... ;-)
    é uma questao de hábito.

    ResponderEliminar
  9. Não bebo leite à anos e anos... Só derivados

    ResponderEliminar