A minha escola

maio 18, 2016

 Já frequentei muitas escolas, mas de todas, a única que considero minha é a Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes em Olhão.
 Fui eu que escolhi frequentá-la. Nunca quis andar na escola da minha cidade. Não me identificava. 

 Foi a escola onde fiz o meu ensino secundário, do 10º ao 12º ano (já lá vãos uns anos). Foi a escola que me acolheu melhor que todas as outras. Foi a escola que me fez crescer, que me fez sonhar, aprender, que me ensinou a ser parte integrante de uma turma. Foi a escola que me deu amigos para a vida. Que me fez apaixonar pela primeira vez. E que amor lindo esse!

 Foi onde recebi tudo e dei tudo. Foi onde fiz as actividades mais giras. 
 Nesta escola nunca sentia vontade de faltar. Todos os dias lá estava eu, às 8h30 para mais um dia. Foi assim durante 3 anos.
 Nunca nesta escola tive negativas no final de cada período e do ano lectivo. Empenhava-me a cada trabalho. Dava o melhor!

 Nesta escola que ninguém (que tenha lá andado) gostava, fiz o trabalho mais lindo e mais emocionante da minha vida. Obrigada Professor Bruno por nos ter dado esta oportunidade e por nos ter dado a nota que deu no final do percurso.
 Foi nesta escola que me despi de preconceitos. Que passei a aceitar todos como são. Foi a escola onde menos confusão vi e onde mais vezes vi os professores como amigos. 

 A escola que nunca me negou nada. Onde fui compreendida. Onde tive as melhores turmas. Os melhores colegas. As melhores festas. Os melhores intervalos. E os melhores professores que tive até hoje (e já tive muitos).

 Se houve coisas chatas nestes 3 anos? Claro que sim, mas as boas foram tantas mais que nem me lembro das menos boas. 

 Foi nesta escola que tive o Baile de Finalistas mais lindo do mundo, o meu! Onde ganhei o prémio de melhor par. E foi um dia onde fui uma autêntica princesa. Provei nesse dia também a muita gente, que a amizade vale mais que qualquer coisa. A 'nossa' mesa, foi sem dúvida, a melhor e a que mais prémios arrecadou.

 Hoje apeteceu-me escrever sobre a minha escola, sobre a escola que me fez tão feliz. E que tantas saudades me deixa. 
 O meu professor e amigo Bruno partilhou no facebook pessoal que já passaram seis anos desde que fizemos o Lip Dub da nossa escola, o primeiro numa escola secundária. Arriscámos e correu bem, foi um sucesso. 

 E fez-me pensar que já passou tanto tempo desde que saí daquela escola que me viu crescer enquanto mulher, enquanto cidadã, enquanto estudante. E que saudades tenho eu de ser tão genuinamente feliz como era aqui. Nunca mais o fui. Os tempos mudam, as responsabilidades aumentam. 

 Obrigada ESDFFL por tudo o que me fizeste passar aí dentro dessas paredes que infelizmente já foram abaixo para dar lugar a uma nova escola, mais recente, mais moderna. Novas histórias, novos alunos e um milhão de coisas para contar!
 Mas só quem viveu o que eu vivi na antiga ESDFFL sabe do que falo neste texto. Serás sempre a minha escola do coração. E tenho imenso orgulho em fazer parte da tua História.


"A Escola é um local onde os jovens se tornam homens e mulheres, onde aprendem, onde crescem, onde descobrem, onde, no fundo, se formam enquanto seres humanos. Mas não só A Escola serve também para olharmos o mundo de maneira diferente, para erguermos novos horizontes, para elevarmos as nossas perspectivas, para agigantarmos as nossas expectativas e alargarmos as nossas mentes. Assim, a Escola é também o local onde as nossas fantasias se tornam realidade, o lugar onde os nossos sonhos encontram um berço, a aldeia onde os nossos esboços ganham forma, o espaço onde os nossos desejos e aspirações ganham consistência e saem do papel
Foi este o mote do nosso Lip Dub. Foi esta a premissa inerente ao que nos propusemos fazer. E deixar nas memórias de todos uma lembrança que perdure. Uma recordação das paredes e dos tectos que estão prestes a ir abaixo."

4 comentários :

  1. bonito post.. gostei bastante.. eu também adorei a minha escola secundária só tenho boas recordações, foram 8 anos de crescimento agora o meu filho mais velho anda lá.. Quem sabe um dia não andará o teu filho/a lá..
    beijinho
    Beleza De Mulher e Mãe
    Facebook
    Instagram

    ResponderEliminar
  2. Nota-se que essa escola te marcou muito pela positiva. E é tão bom quando isso acontece, que independentemente dos anos que passem esse carinho mantêm-se.
    Fiquei um pouco emocionada com este texto, porque também a minha escola do secundário foi muito marcante para mim, era a minha segunda casa e família. E hoje, passado 5 anos, ainda sinto isso, ainda adoro aquele sítio, aquelas pessoas, ainda me sinto de lá :)

    ResponderEliminar
  3. "E que saudades tenho eu de ser tão genuinamente feliz como era aqui. Nunca mais o fui. Os tempos mudam, as responsabilidades aumentam." Gostei tanto de ler o teu texto, não me podia identificar mais com o que disseste. Enquanto o lia, pensava também na minha escola secundária e nos momentos maravilhosos que lá passei. Há mesmo lugares que nos marcam! Foi uma etapa muito feliz da minha vida e da qual tenho muitas saudades. E quando dou conta, já passaram quase 6 anos :)

    Um beijinho
    https://onemysterybox.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Cristiana, só posso agradecer este belo testemunho que aqui deixaste sobre a tua escola. É muito bom vermos reconhecido, com tanto ênfase, o trabalho que uma escola desenvolve e o que significa para os jovens. O Local onde se passa a maior parte da juventude tem de ser aprazível, acolhedor e esencialmente o veículo de valores positivos.Foi isso que entendi nesta linda reflexão. Sinto-me orgulhosa por fazer parte desta escola e por também ter contribuído, em tempo, para este pensamento. A escola, espaço, mudou, mas os alunos continuam a ser a nossa prioridade. Beijinho

    ResponderEliminar